Destaques - Encontro Empresarial Brasil-EUA (Amcham Brasil)
Por Vanessa Soares
Na última terça-feira 08/10/2024, participei do Encontro Empresarial Brasil - EUA promovido pela Amcham Brasil, no ano em que se comemora 200 anos de negociações diplomáticas entre os dois países, que contou, inclusive, com a presença do Cônsul-Geral Adjunto dos EUA no Brasil, Benjamin Wohlauer.
O evento foi muito bem organizado e produtivo, além de possibilitar a realização de conexões, destaquei algumas abordagens nos painéis de que participei a respeito do tema da sustentabilidade envolvendo oportunidades de negócios entre BR e US.
Primeiro, destaco a fala do Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia e Inovação do Ministérios das Relações Exteriores, Min. Eugênio Vargas quem, dentre um dos pontos que levantou, chamou a atenção para o desenvolvimento de tecnologias digitais aliadas à sustentabilidade, considerando o cenário das mudanças climáticas e dos esforços relacionados à transição energética, que podem gerar um círculo virtuoso de investimentos entre ambos os países.
Depois, por ocasião do Encontro, também destaco que foi realizado o lançamento de estudo inédito elaborado pela Amcham em conjunto com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), com foco em comércio exterior na relação entre BR e US. Vários dados interessantes constam no Estudo (disponível em https://amchambrasil.powerappsportals.com/Estudo-Amcham-MDIC/), dentre os quais que empresas que exportam para os EUA possuem maior participação feminina, além de existirem diversos grupos de trabalho (GT) com foco no Diálogo Comercial entre BR e US (MDIC-DoC), dentre os quais o GT do Comércio e Desenvolvimento Sustentável.
No painel de casos de sucesso de empresas brasileiras que investem nos EUA, destaco a fala de Joel Reynoso (Deputy Senior Commercial Officer - US Foreign Commercial Service) quem registrou que para os interessados em fazerem negócios nos EUA, o Consulado americano possui o Select USA no Departamento de Comércio, um programa por meio do qual várias informações podem ser obtidas gratuitamente a respeito deste tema. Além disso, ele destacou algumas normas recentes do governo americano relacionadas aos incentivos fiscais, uma delas se trata de concessão de incentivos para fomentar o desenvolvimento de energia limpa para os EUA, modernizando sua matriz energética.
De outro lado, no painel de casos de sucesso multinacionais que investem no Brasil, destaco algumas iniciativas, por exemplo, da Whirlpool (empresa por trás da marca "Consul"), em que o Diretor Jurídico e de Relações Governamentais para a América Latina, Eduardo Vasconcelos destacou que a sustentabilidade está ligada às estratégias de negócio da empresa, registrando que possuem meta de zero emissão de carbono (net zero) até 2030 em suas operações e que a empresa desenvolve práticas de responsabilidade social corporativa no Brasil, com ações, por exemplo, que contribuem para a formação de jovens.
A GM, representada na ocasião pelo seu Diretor Geral de Qualidade e Excelência Operacional para a América do Sul, destacou que para o período de 2024-2028 foram investidos R$ 7 milhões no Brasil (em comemoração aos 100 anos de operações no país) para renovação do portfólio de fábricas (aterro zero) em conceito de smart factory e para o desenvolvimento de produtos flex. A GM mira um futuro de veículos sustentáveis 100% elétricos, apesar das dificuldades em um país com dimensões continentais, como o nosso.
Na Master Class realizada pelo Professor Cláudio Garcia, Professor Assistente Adjunto na NYU School of Professional Studies e presidente da Outthinker Network, destaco sua abordagem interessante a respeito da mudança dos modelos de negócio repensando modelos supply chain frente aos novos ecossistemas de negócio (este, com vantagens adaptativas escaláveis, em que o negócio se encaixa nesse ecossistema como orquestrador e não controlador, como ocorre em modelos supply chain. Ao final de sua palestra, conversei um pouco com o professor a respeito do envolvimento dos critérios ESG e ele sinalizou que há um forte entrelaçamento sim dessas práticas dentro de tal ecosistema, vou escrever mais sobre isso oportunamente e conto por aqui.
Por fim, em um dos workshops de que participei sobre a "Relação Bilateral e Oportunidades de Negócios nos EUA oportunidades", ministrado por Carolina Matos, Gerente de Relações Brasil-EUA e Sustentabilidade da Amcham e por Camila Moura, Diretora de Negócios Internacionais da Amcham, ficou clara a necessidade de que para que os negócios exportem seus produtos precisam atender à legislação ambiental dos dois países.
Espero que tenham gostado do conteúdo. Até o próximo!